13 de fev. de 2013

Keep Calm and... que se f#d@.



A idéia era fazer um brilhante post a respeito da origem do "KEEP CALM AND CARRY ON". Mas minhas pesquisas só me levaram a uma conclusão: tem mais gente escrevendo sobre isso, do que pessoas realmente interessadas em ler a respeito! O que para mim é maravilhoso, pois é no mínimo ridículo, você usar uma peça de roupa ou acessório, sem saber do que se trata (significado, não só tradução). Apesar do inglês já estar intensamente difundido na nossa cultura (pra não dizer que é uma língua quase universal), ainda existem indivíduos que vestem roupas, principalmente camisetas, com frases em inglês sem entender exatamente a conotação do que esta escrito, apenas por achar que aquela peça consegue exprimir parte da sua personalidade "super cool" (já vi fãs de Nirvana, com uma versão de camisa da música Rape-me, auto-bully nível "ops").
Acho que tem um pouco a ver com a nossa tendência a seguir tendências, de nos afirmar perante a determinado grupo de pessoas, a mesma coisa que nos faz fumar na adolecência, furar alguma parte do corpo, deixar a mostra a cueca ou vestir calça apertada, bota e chapéu (mesmo sem nunca ter chegado a meio metro de um cavalo). Eu consigo entender esse comportamento, pois é extremamente arriscado ser original. 
Obviamente isso não vai me impedir de escrever a respeito e acabar falando mais do mesmo. Mas é sempre bom ter um outro ponto de vista, portanto Keep Calm and que se foda!

POR QUE TANTA GENTE ME PEDINDO PRA MANTER A CALMA ?

A peça original acabou ficando um tanto quanto enevoada, devido a tamanha quantidade de variações com a continuação da frase Keep Calm (é isso que dá deixar algumas coisas como domínio público). Temos várias releituras, desde peças com fins sociais até brincadeiras de péssimo gosto (até mesmo pra mim). Originalmente essa parada veio de um cartaz, vermelho com escritas em branco e, é o terceiro de uma série de três peças do governo inglês, mas para saber o porquê da frase, precisamos primeiramente entender o contexto.
A Alemanha nazista estava tocando o terror durante a segunda guerra mundial, conquistando cada vez mais e mais espaço na Europa. Só para nos situar, nessa época ainda não rolava toda aquela presepada de genocídio, campos de concentração e besteiras sobre a raça ariana (pelo menos nínguem sabia ainda). O nazismo era visto como uma força que ameaçava todo um modelo econômico baseado no capitalismo. E isso foi o que acabou aliciando outros países a sua causa.
A Inglaterra já prevendo a merda que iria dar, se juntou em 1939 as tropas aliadas e, para deixar a galera (população) já no clima, bolou estes cartazes. Cada um com uma  função de acordo com a situação em que a guerra estivesse atingido o reino britânico.
O cartaz azul está relacionado a confiança e traduzindo quer dizer “Sua coragem, sua alegria e sua determinação vão nos trazer a vitória”. O verde (algo como "se liga malandro") chama o povo para lutar contra essa "força opressora", sua tradução na integra “A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força” é um convite a todos que tinham algo a perder.
Não existe mais nenhuma amostra destas duas últimas peças, mais por que ainda é possível encontrar alguns exemplares da "Keep Calm..."? Simples, por causa da sua aplicação.
“Mantenha-se calmo e siga em frente”, seria a mensagem utilizada caso a Alemanha tivesse invadido a Inglaterra durante a guerra, o que poderia ter acontecido diversas vezes. Em 1944 por exemplo, ela foi fortemente atacada por vários V2 (um foguete bomba que se parece muito com aqueles dos desenhos do Pernalongas), cortesia do sr. Wernher von Braun, o mesmo que ajudou os EUA a ir para o espaço, utilizando o mesmo princípio de foguete (que mundo pequeno não !?). Fato é que como essa invasão não aconteceu o cartaz não foi utilizado.

SEGUINDO EM FRENTE

A dona de uma livraria achou um cartaz em um sebo na Inglaterra , enquadrou e o expôs. Depois disso, desde 2000, essa arte caiu nas graças do mundo e uma galera por ai já apareceu usando o tal do "Keep Calm...". Quer dizer, 74 anos depois (não necessariamente utilizando o mesmo layout) esta referencia continua tão forte, quanto seria na época. Mas também não é para menos, o conselho de manter a calma e continuar, ou seguir em frente, é o tipo de coisa que lhe dá um certo conforto, independente da situação. Isso aliado a um conceito bastante simples com letras bastante agradáveis (caracas... só agora me caiu a ficha em relação a capa do Guia do Machileiro das Galaxias) é tão atual e vivo quanto qualquer peça publicitaria feita para os dias de hoje, quiçá os de amanhã!
Sua aplicação pode auxiliar em diversas situações e é um tipo de conselho genérico como podemos observar abaixo:
 
- Meu amante morreu, e agora o que eu faço ?
- Amiga, mantenha a calma e siga em frente, ele gostaria que você fizesse isso.



- Meldeos... acabei de descobrir que eu fui adotado!
- Amigo, mantenha a calma e siga em frente, é o melhor que pode fazer.


- AHHHHH, um alien invadiu o meu corpo e agora está saindo!!!
- Coragem, mantenha a calma e siga em frente, morra como homem!

Para Temujin Doran (Temujin não era o nome verdadeiro de Gengis Khan!?) diretor de um curta metragem a respeito do cartaz, “trata-se de uma voz histórica, que oferece uma mensagem simples e sincera para inspirar a população a superar tempos difíceis. É um conselho que nunca envelhece: mantenha-se calmo e siga em frente”


CONSIDERAÇÕES INÚTEIS


Por sorte, como pudemos observar, este meme (se é que isso se encaixa no perfil) é bastante interessante e tem uma mensagem muito forte e nobre em seu contexto. Se você apenas usava isso pelo modismo, espero que de alguma forma, esse post tenha dado um pouco mais de "orgulho" em suas vestimentas ou acessórios. Mas acima de tudo, lhe mostre que, tudo que gostamos tem um "por que" e uma história. Que pode ser honesta, oriunda de uma atitude altruísta, como pode ser também algo que apenas pegou pelo visual e que na verdade nasceu de algo vergonhoso e que se espalhou por conta da tiração de sarro (pesquisem a respeito da moda da cueca aparecendo).
Sem mais delongas, vou fechar esse texto com a minha contribuição de layout do "Keep Calm...":


Caindo eu gritei isso, nos vemos no chão!

8 comentários:

  1. Adorei a matéria, parabéns!!! A coisa é tão viral, que não paramos para pensar o que realmente ela significa. Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Sandra, muito obrigado pela visita! Acho que desde que o mundo é mundo, nós inconcientemente "chupinhamos" e incorparamos tudo que está a nossa volta, quase que por osmose. Com a internet o coeficiente desse fator dobrou violentamente e tem muita gente que paga mico pela própria ignorância ou falta de interesse (ou os dois). Quem sabe isso não muda com o Goggle Glasses!(eu acho que não kkkk)
      Pode deixar que vou continuar acompanhando o trampo de vocês lá no http://hqfanbeta.blogspot.com.br , que tá bem legal, parabéns!!!

      Excluir
  2. Muito bom o post, espero que mais pessoas descubram o verdadeiro significado da mensagem e parem de usá-la em toda e qualquer variação idiota. Quando isso virou febre no Facebook, eu fuiz pesquisar de onde vinha, e li sobre a origem da frase. Isso só me fez detestar mais o uso indiscriminado dela, para se dizer todo o tipo de besteira pela internet. Agora, na maioria das vezes q vejo algo começando com "keep calm..." nem termino de ler! Tudo o q é demais enjoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Joana, que bom que gostou! Pra mim que estou em um nível subatômico comparado a blogueiros mais ativos como você, é muito gratificante receber esse tipo de retorno, obrigado.
      O título do post tem muito a ver com a sua linha de pensamento mesmo. Acho que antes de sair abraçando qualquer "meme" (pra não dizer moda) por ai, é prudente dar um "checada" na procedência e ver se, de alguma forma, aquilo representa você. Pelos menos isso é uma coisa que eu sei que eu si! rsrsrs
      Parabéns pelo blog http://seiqueeusei.blogspot.com.br/ , muito bacana!

      Excluir
  3. muito interesante a forma que vc mostra passo a passo como surgiu essa frase que se contagiou pelo mundo!!!meus parabéns, gostei muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mateus... Eu curto contar um "causo" e esse é bastante interessante msm. Abraço

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir