17 de jan. de 2013

Black Crowes - A melhor banda dos anos 70 dos anos 90!


Vamos combinar, quem houve o Black Crowes, alheio ao espaço tempo continuo (!?), vai acabar datando a banda para antes dos anos 80. O estilo musical dos caras e o visual rock "crássico" não negam as origens, e assim, muita gente os associa a Rolling Stones (não conheço) e The Faces (Rod Stwart já cantou nela, por tanto, é uma banda muito velha). Mas sejamos "frangos", eles tem uma personalidade própria, e isso fez com que se destacassem entre as bandas que apareceram na mesma época.


Glamour, anos 70 certo !?
Voltando um pouco, é engraçado comentar a respeito desse visual retrô da banda, pois ele apareceram quando tudo era muito "colorido" em termos de moda. O primeiro disco assinado da banda é de 1990, quem se lembra, consegue enxergar aquelas camisas e tênis fluorecentes (tem gente que teve a retina queimada de tanto usar) e calças "centro-peito". Eu digo isso, por que os caras quebraram um paradigma com aquele visual "Glam" (David Bowie style), e convenhamos que não tinha muito a ver com o som  "bluseiro" (e alcoólatra). Resumindo estavam meio fora de contexto. Hoje em dia é cool ser vintage, você tem bandas como Strokes e essa caralhada de banda Indie que pipocou igual a uma explosão cambriana, usam e abusam do som, roupas e até trejeitos de épocas passadas. 
Atualmente, a banda está com um visual mais "por favor me dá uma esmola" ou como alguns preferem chamar, "hipster", Quando eu os vi pela primeira vez, achava que o Chris Robinson (vocalista) era apenas uma mulher muito feia com a voz da Janis Joplin (alguns anos mais tarde eu queimaria minha língua, o cara tem um cartel de ex-namoradas invejável).
Do you have any coin? We suck your dick!
Por que os "corvos são pretos"

http://www.gutenberg.org/files/10469/10469-h/10469-h.htm
Click aqui para ler o conto
Black Crowes em 1984, de inicio se chamava Uncle Crowe´s Garden, que é uma referência a um conto de fadas chamado Jonhnny Crow´s Garden de L. Leslie Brooke, não muito conhecido aqui no Brasil, mas pra resumir um pouco, é uma fabula contada em rimas, fala sobre um jardim onde vivem vários animais e todos eles tem seus pequenos problemas, porém lá existe um corvo chamado Jonhnny, que sempre arruma uma forma de ajudar a todos, mantendo a paz no recinto (é bem aquele estilo de história pra dormir que as vezes vemos em filmes de terror, por que nada é tão perfeito assim). Esta era a história favorita do Chris Robinson e do seu irmão Rich (guitarra) e, isso acabou dando origem ao nome, que em 1989 ficou apenas Black Crowes.
A banda é da cidade de Atlanta na Georgia, que é considerada a "Meca" dos negócios (se você pegar aquele raking Fortune 500, que são das 500 mais topfodeis empresas nos EUA, a maior partes delas está em Atlanta). O pai sempre os incentivou a ficarem o mais longe possível da música, pois ele mesmo já teve uma música famosa nas paradas POP por lá (sempre que fazemos uma cagada, nosso instinto e não deixar que a nossa prole as reproduza). Mas como dificilmente os filhos escutam o pai... 
Fato é que a banda está ai até hoje, fazendo a mulherada rebolar os seus fazedores de dinheiro (é muito pedreiro isso, mas infelizmente é a tradução do título do primeiro álbum deles, garanto que parece mais sexy em inglês).

Atualmente a formação da banda tá assim:
  • Chris Robinson - vocal, harmônica
  • Rich Robinson - guitarra
  • Steve Gorman - bateria (saiu em 2002 e voltou em 2005)
  • Sven Pipien - baixo (saiu em 2001 e voltou em 2005)
  • Paul Stacey - guitarras (entrou em 2006)
  • Rob Clores - teclado (entrou em 2006)
Discografia:

Geralmente, eles tem pequenos "gap´s" do lançamento de um álbum, com exceção do período de 2002 à 2005, o bicho pegou e eles foram forçados a fechar pra balanço. A galera por ai especulou dizendo que se tratava do fim da banda (isso devido a várias brigas e uma série de problemas de relacionamento). Nesse meio tempo, Chris lançou dois albuns solos: New Earth Mud (2003) e This Magnificent Distance (2004), seu irmão lançou o álbum Paper (2004)  

  • Shake Your Money Maker (1990) (aquele da tradução tosca)
    Esse primeiro álbum vendeu mais de 4 milhões de cópias e com ele a banda foi eleita revelação do ano pelos críticos norte-americanos. "Twice As Hard" abre o disco com o riff de slide já clássico de Rich Robinson. Em seguida vem o primeiro sucesso da banda, "Jealous Again".
  • The Southern Harmony and Musical Companion (1992)
    Na metade de 1992 é lançado "Southern Harmony and Musical Companion". O disco, que foi gravado em 8 dias, vai direto para o nº1 das paradas norte-americanas. O primeiro single "Remedy" (a primeira coisa que eu ouvi deles) vira clássico absoluto da banda e faz a banda estourar mundialmente. O disco começa com "Sting Me", que também virou single.
  • Amorica (1994)
    Lançado em 1994, Amorica chega ao top 10 da parada norte-americana, mas a marca do disco foi a capa, que mostra o close de uma mulher de biquíni, que tem parte de seus pêlos púbicos expostos (nem um pouco apelativo). A ilustração do biquíni possui desenhos que remetem à bandeira norte-americana, por isso algumas tiragens tiveram sua capa alterada devido a atritos com autoridades governamentais.
  • Three Snakes & One Charm (1996)
    Em julho de 1996 sai o quarto álbum da banda, Three Snakes And One Charm, com Eddie Harsch tocando teclados.
  • Sho' Nuff (Box set com faixas bônus) (1998)
    Box set com os quatro discos da banda remasterizados recebe o título da tour de mesmo nome: SHO'NUFF - The Complete Black Crowes, cada um com músicas inéditas ou versões alternativas. Como bônus um quinto CD extra gravado ao vivo durante a tour.
  • By Your Side (1999)
    Após assinarem contrato com a Columbia Records, é lançado em 1998 o quinto álbum, By Your Side. Produzido por Kevin Shirley, um dos colaboradores do Aerosmith, o disco é uma espécie de retorno às origens. O rock "Go Faster", o já sucesso "Kickin'My Heart Around" e "HorseHead" fazem parte deste álbum.
  • Greatest Hits 1990-1999: A Tribute to a Work in Progress (2000)
    Coletanêa contendo 16 sucessos da banda. Cada disco tem pelo menos 2 músicas incluídas nessa coleção.
  • Live at the Greek (com Jimmy Page) (2000)
    Em 2000 lançam o álbum Jimmy Page and the Black Crowes Live at the Greek, que consiste principalmente nos padrões Led Zeppelin de se fazer música.
  • Lions (2001)
    Em 2001 a banda lança o álbum Lions pela V2 Records.
  • The Black Crowes Live (2002) (disco duplo ao vivo)
  • The Lost Crowes - The Tall Sessions & The Band Sessions (2006)
  • Freak'n'Roll… into The Fog - Live at The Fillmore, San Francisco (2006)
  • Warpaint (2008)
  • Warpaint Live (2008)
  • Before The Frost… (2009)
  • … Until The Freeze (2009)
  • Croweology (2010)
O que tá pegando com a banda no momento

No site oficial da banda www.blackcrowes.com, ainda em 2012, ele já haviam anunciado a turnê mundial de 2013 que se chama: Lay down with number 13 tour. Começa em março no Reino Unido e, em abril, vai para os Estados Unidos (acho que com a nossa atual ascenção, eles se lembrem do Brasil).
O legal dessa turnê é que eles eles irão disponibilzar um aplicativo para celular, e uma faixa exclusiva que você pode baixar aqui da música Under a Mountain, que não estará no próximo play da banda Wiser for the time.
Vou deixar vocês então com a música que lançou eles no mundo (se liga nas negona, muito foda)...


Caindo eu gritei isso, nos vemos no chão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário