5 de nov. de 2013

AGENTS OF S.H.I.E.L.D.: UM TESTE DE FÉ




Estou passando por uma crise de abstinência aguda após o fim de Breaking Bad, que na minha humilde opinião, foi uma das melhores séries já feitas! Mas ficar falando isso aqui, não vai fazer com que os produtores façam uma continuação para ela (no máximo podem, e vão, fazer um spin-off) e, mesmo sendo fã, já está enchendo o saco esse assunto.
A vida continua e portanto tive que começar a procurar algo de periodicidade prolongada pra assistir e que de alguma forma, preenchesse esse vazio deixado pelo Heisenberg (isso soou meio gay). Decidi então, dar uma chance para a série Agents of S.H.I.E.L.D. (que eu vou chamar de "Shield", pra não ter que colocar ponto / ponto / ponto toda hora).

A S.H.I.E.L.D. ESTÁ CONTRATANDO ESTAGIÁRIOS, COM POSSIBILIDADE DE EFETIVAÇÃO... INTERESSADOS FALAR COM AGENTE COULSON.

Basicamente a série se resumi a uma equipe de 04 estagiários, 01 aposentada e um morto vivo da organização Shield, devendo lidar com situações inusitadas que tiveram ou não origem na invasão alienígena ocorrida no filme Avengers. Parece exagero (e como eu queria...) mas o contexto até agora é bem por ai.
O queridíssimo agente Coulson (o mesmo que foi empalado pelo Loki), ressuscitado pela desculpa que foi tudo um despiste do malandrão do Fury para motivar a galera, tem a função agora de montar uma equipe para investigar todos os potenciais problemas que podem ocorrer oriundos da invasão de N.Y. (em poucas palavras ele foi promovido ao departamento de "vai dar merda" da Shield). E para isso ele escala o que lhe ofereceram de melhor... profissionais sem muita experiência de campo e pessoas com pouco senso de trabalho em equipe:

Skye (Chloe Bennet): Hacker que invade o sistema de segurança da Shield para vazar informações pela internet depois (a ficção nos ensina que, o que  valeria uma bala na cabeça na vida real é uma ótima referência para uma entrevista de trabalho).
Agente Grant Ward (Brett Dalton): Um agente altamente treinado e profundo conhecedor dos "paranauê" de espionagem, porém tem uma certa dificuldade em se relacionar com outras pessoas (só pra constar, rola um climinha entre ele e a Skye).

Agente Jemma Simmons (Elizabeth Henstridge) e Leo Fitz (Iain De Caestecker): Deixei estes dois juntos pois apesar das funções distintas, eles funcionam em uma espécie de simbiose na história, trabalhando seus diálogos em conjunto dando uma ar extremamente nerd. Uma é especialista em bioquímica e o outro é um engenheiro responsável pelo desenvolvimento de algumas armas da Shield (percebem o quão nerd isso pode ser !?).

Agente Melinda May (Ming-Na Wen): Ela é a piloto do "Ônibus", forma como eles chamam o avião de transporte deles, e uma agente de campo extremamente eficaz que, por ironia do destino, não quer mais participar de ações de campo.

Agente Maria Hill (Cobie Smulders): É a mesma que é braço direito do Fury no filme. Ela não aparece muito até agora, aparentemente ela supervisiona as ações do agente Coulson.

Agente Coulson (Clark Gregg): Ele é na verdade a "cereja do bolo" nessa série. Pois é o único personagem com alguma visibilidade relevante dentro dos filmes da Marvel. Com suas carismáticas participações nos filmes do Homem de Ferro e Vingadores, o publico aprendeu a gostar e até sentir pela sua morte. Na série, como já dito, ele ficou responsável por montar e conduzir a equipe. Quanto ao fato do seu pseudo óbito, ainda não está claro, a desculpa que parece ser sincera para Coulson, é que ele conseguiu sobreviver ao golpe do Loki e após o acontecimento, ele saiu de férias. Quem está mais por dentro na Shield, já demonstra com caras desconfiadas e breves comentários, que isso parece não ser verdade. Especulações pela internet, dizem que o agente Coulson realmente morreu, sendo transformado assim no que os leitores de HQ conhecem como o Visão dos Vingadores, que é basicamente um androide com emoções humanas (eu estou cruzando os dedos para que seja isso).

O que você vai achar da série está relacionado ao quanto você gosta da Marvel!
Até a presente data já se passaram 5 capítulos da temporada piloto e as primeiras impressões que eu estou tendo estão dentro do "regular", já que não estou criando grandes expectativas de ver uma série fora de série (ba dum tss), pelo menos não agora. Pra ser honesto, se você abstrair o contexto do universo Vingadores que tange a série, o que você irá assistir é uma história policial meio sy fy bem "sessão da tarde", previsível e com um roteiro mediano. Mas para quem é fã fiel da Marvel, a série tem muito potencial para ser um apêndice dos filmes, introduzindo protagonistas e vilões que não teriam tanta importância para merecerem um longa metragem mas que tem um certo apreço pelos leitores. Uma coisa que me empolgou particularmente, foi a ponta do Samuel L. Jackson no segundo episódio, que mostra a possibilidade de outros integrantes dos Avengers aparecerem no decorrer da série (por que afinal de contas... é o Samuel Fucking Jackson).   
Quem sabe nas próximas temporadas e com o auxílio dos próximos filmes da franquia Avengers como: Capitão América (do norte), Thor, Homem de Ferro, Hulk e principalmente por abordar um possível contexto mais próximo da série, O Homem Formiga, nós vejamos alguma novidade dentro desse formato seriado que não havíamos experimentado antes enriquecendo a Shield!?

Caindo eu gritei isso, nos vemos no chão!

3 comentários:

  1. Muito bom o post e espero que a série melhore. Não entendo como os caras não conseguem explorar um tema tão rico!

    http://www.marciorgotland.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo Comentário Marcio.
      Eu acredito que a Marvel esteja avaliando o terreno e as possibilidade desse formato e por isso não está jogando ainda todas as suas cartas na mesa. Os personagens da DC já tomaram na cabeça em várias tentativas que só acabaram ridicularizando os heróis por ai. Eu não tomo partido por nenhuma editora e anseio por ver boas séries de ambas. A pouco li, que a Marvel fechou um contrato com a Netflix de "transmissão" de micro-séries do Demolidor, Punho de Ferro, Luke Cage e Jessica Jones. O final de todas elas vai dar origem a série dos Defensores... então eu acho que deva vir coisa boa por ai e certamente, Agentes of S.H.I.E.L.D., deva acompanhar esse amadurecimento. Se a moda pegar, quem curti quadrinhos, vai testemunhar o alvorecer de uma nova era (nossa que profundo isso) hehehe.

      Excluir
  2. O primeiro episodio até q me empolgou, mas vi todos os outros e se vc me perguntar o que aconteceu na serie eu nem me lembro...pra falar verdade, parei no meio do ultimo ep pq acabei DORMINDO!! Arrow tá bem melhor! =)

    ResponderExcluir