4 de jan. de 2013

Cuidado com a S.A. ou Síndrome Avengers!



Não sei quanto a vocês, mas vamos ser “frangos”, comparados com outros filmes do universo Marvel (tirando Demolidor e o primeiro Hulk, pelo amor de Deus), Thor e Capitão América foram longas sem muita empolgação, individualmente histórias fracas e que não fariam de forma alguma um “não leitor” se interessar pelo personagem (não estou dizendo que era essa a intenção).
Quando eu assisti a estes dois filmes eu pensei: Putz… cagaram nessa merda! Porém quando veio os Vingadores, o que eu já havia criticado passou a ser uma merda relevante pra mim, pois estes dois filmes serviram como base pra todo o filme “principal”.

Estamos contemplando o sucesso de bilheteria que Vingadores está tendo com uma estratégia muito inovadora, diga-se de passagem: Os filmes individualmente estão servindo como uma espécie de “off topic” para explicar a idéia que é consolidada no filme principal.

Vislumbrando esses astrológicos nºs ($) de bilheteria, meu temor é que daqui em diante soframos de uma espécie de S.A. (sindrome Avengers), onde filmes cocôs não mais nos incomodarão, pois eles serão produzidos para um único fim: embasar a história de um block buster muito mais rentável, e pior, automaticamente, seremos levedados a transformar verdadeiras diarréias cinematográficas em coleções, como fazemos com alguns dos nossos quadrinhos que ocupam prateleiras nas nossas salas e portas-revista em nossos banheiros, por que sem eles um “Avengers 2 – The Rise o Thanos” por exemplo, não fará sentido totalmente.

Fato é que, eu li a algum tempo a respeito de um possível filme do Homem-Formiga... OK, mas qual será o custo para o “fã”? É um herói bastante interessante mas pouco (pra não dizer nenhum) conhecimento do povo que não le quadrinhos. Tá certo que o filme introduz o personagem, mas isso vai servir apenas para um propósito: o da S.A.
Se terei que abrir mão de um roteiro e uma produção a altura do meu personagem de predileção, considero que devemos questionar a qualidade do filme “principal”. 

Avengers em tese teria que ser uma produção para Oscar de melhor efeitos, ou algum de melhor ator! (Tá certo não é pra tanto). Mas eu acho que, já que estamos fomentando a vinda de algo grande com pequenas porções de informação oriundas de outros filmes, devemos avaliar o conjunto da obra e, analisando sobre essa ótica, infelizmente concordo que Vingadores foi fraco, se disser algo diferente estarei sendo conivente com uma estratégia que poderá “empobrecer” tudo o que sempre gostei.
Gostaria muito de pensar que tudo isso não passa de uma preocupação infundada, mas até a O.N.U. começar a fazer filmes de heróis, as cifras continuaram pulsando e as suas chances de chorar no cinema ao ver algo que você adora bem adaptado e personificado na sua frente estarão muito distantes (olha eu fechando o post com frase EMO).
 
Caindo eu gritei isso, nos vemos no chão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário